Informe anual del Director de la OPS destaca los avances en salud tras la pandemia de COVID-19

Madre e hijo en consulta médica

Washington, DC, 30 de setembro de 2024 (OPAS) – Após a abertura do 61º Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o diretor da OPAS, Jarbas Barbosa, apresentou o relatório anual de sua gestão, que reflete os esforços contínuos da Organização para recuperar os avanços em saúde e enfrentar as vulnerabilidades que a COVID-19 expôs.

“As lições da pandemia são desafios que devemos reconhecer, aprender e estar preparados para enfrentar novamente. Apesar disso, tenho o prazer de afirmar que avançamos,” declarou Jarbas Barbosa durante a apresentação do relatório.

O documento, cujo tema é “Impulso após a pandemia: aplicar as lições aprendidas e recuperar os avanços em saúde pública na Região das Américas”, detalha o trabalho da OPAS entre julho de 2023 e junho de 2024, destacando os progressos alcançados em diversos programas prioritários, como a Iniciativa para Eliminação de Doenças, a Iniciativa para Melhor Atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), a Iniciativa Zero Mortes Maternas, a transformação digital do setor da saúde e o fortalecimento da produção regional e dos Fundos Rotatórios Regionais.

Além dessas iniciativas, o relatório aborda o progresso em outras atividades estratégicas de cooperação técnica, como o fortalecimento e a renovação da atenção primária à saúde, considerada a espinha dorsal de um sistema de saúde resiliente; o reforço das capacidades nacionais e regionais para detectar e responder a emergências de saúde pública; a recuperação da cobertura vacinal; o desenvolvimento da força de trabalho em saúde; o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas; e a redução das inequidades no acesso à saúde.

Apesar das dificuldades e retrocessos que a região sofreu durante a pandemia, o diretor da OPAS afirmou que a equidade continua sendo o foco da saúde para todas as pessoas. “A equidade é nossa bússola moral na busca pela saúde para todas as pessoas”, disse.

“A OPAS continuará trabalhando com os países para construir resiliência em nossos sistemas de saúde, para que possam atender às necessidades das pessoas nas Américas”, enfatizou.